A Escola Europa é uma acção de formação política de alto nível de estudantes universitários ou jovens profissionais portugueses e espanhóis. É um projecto inspirado na Universidade Europa e na Universidade de Verão, promovidas em Portugal, e que pretende promover a intervenção política, a participação cívica e a liderança das novas gerações na integração europeia.

Tem como objectivo aproximar os jovens da realidade europeia e dar a conhecer as políticas da UE e as suas instituições (com destaque para o Parlamento Europeu) através de Conferências, Mesas Redondas e Debates com os participantes.

Os oradores convidados serão portugueses e espanhóis: Deputados ao Parlamento Europeu, dirigentes políticos destacados ou personalidades de prestígio no âmbito social, académico ou profissional.

Os Directores da Escola são Carlos Coelho, do PSD português, e Ana Mato, do PP espanhol.

Iniciativa de Formação:

A II Iniciativa de Formação da Escola Europa ocorrerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de Novembro de 2018, em Lisboa (Hotel Olissipo Oriente).

Trata-se de uma iniciativa conjunta do PSD de Portugal e do PP espanhol e contará com 50 alunos espanhóis e portugueses, seleccionados em função do seu currículo e proposta de candidatura.

As línguas de trabalho serão o espanhol, o português e o inglês (haverá tradução entre português e espanhol). As candidaturas estão abertas até dia 5 de Outubro.

A Escola organizar-se-á em Conferências, Mesas Redondas e Debates sobre os desafios da Europa no séc. XXI em torno de 3 grandes temas:

  • Uma Europa com Passado e com Futuro
  • Uma Europa do Desenvolvimento e do Emprego
  • Uma Europa para as Pessoas

De entre os participantes serão seleccionados alguns para um curso de formação intensivo no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Requisitos para ser aluno

Estudante universitário nos últimos 2 anos da licenciatura ou em curso de pós-graduação

Ter bom conhecimento do inglês falado e escrito

Ter até 25 anos